Entrega dos carnês do IPTU começa nesta segunda

Servidores da prefeitura vão entregar 54.722 mil carnês este ano

Foto: PMCI
Icon

Os carnês do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2011 começam a ser entregues nesta segunda-feira (10), em Cachoeiro de Itapemirim. Os primeiros bairros a receberem o talão são Village da Luz, Rubem Braga, Bom Pastor e Nossa Senhora de Fátima. A entrega para outros bairros e distritos será feita a partir de fevereiro, conforme cronograma da Secretaria Municipal de Fazenda (Semfa).

Vinte e quatro servidores da secretaria vão percorrer todas as regiões do município para fazer a entrega de 54.722 mil carnês. A previsão é de que esse trabalho seja concluído até a segunda quinzena de março. Quem não receber o talão dentro desse prazo vai poder retirar a segunda via pela internet, no site da prefeitura (www.cachoeiro.es.gov.br), ou na sede da Semfa, gratuitamente.

O pagamento do imposto em cota única (valor integral) garante descontos ao contribuinte: 20% para quem quitar até 15 de abril, 15% até 17 de maio e 10% até 15 de junho. Quem pagou o IPTU 2010 até 30 de setembro já vai receber o boleto com um abatimento de 30%.

O tributo também poderá ser parcelado, em até quatro vezes, sem direito a desconto. Os vencimentos são: 15 de abril, 17 de maio, 15 de junho e 15 de julho. Quem não pagar o IPTU 2011, além de estar sujeito à cobrança judicial, perde a redução de 30% no valor do imposto no ano seguinte.

O titular do imóvel que não estiver inscrito na dívida ativa e efetuar o pagamento do tributo até 30 de setembro garante a redução de 30% no exercício de 2012.

A gerente de Avaliação e Controle da Semfa, Edith Calabrez, ressalta a importância do pagamento do IPTU. “O dinheiro do IPTU é devolvido à população por meio dos investimentos em saúde, educação e obras de infraestrutura. Quem quita o imposto colabora, portanto, com a melhoria do sistema educacional e de saúde e com obras que garantem qualidade de vida aos moradores”, explica.

Mais de 5,6 mil moradores ganham isenção
Este ano, 5.670 pessoas estão isentas do pagamento do IPTU. O benefício é garantido aos proprietários de imóveis cujo padrão de construção foi classificado em D ou E e cujo valor venal não ultrapassa R$ 16 mil.

O benefício também pode ser requerido pelo titular do imóvel que se enquadrar nos seguintes critérios: ser pensionista ou aposentado, possuir apenas um imóvel, não ser sócio de empresas e ter imóvel com valor venal de até R$ 20 mil.

A isenção deve ser solicitada após o recebimento do carnê, na Secretaria Municipal de Fazenda, que fica na rua 25 de Março, nº 26. O proprietário tem até o dia 30 de junho para fazer o requerimento.