Fórum discute cultura afro-brasileira no ensino básico

Para a ocasião, estão sendo esperados professores de diversas disciplinas, todos os professores da rede municipal, profissionais da educação infantil e do ensino fundamental e autoridades locais.

Icon

A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro de Itapemirim promove nesta quarta (09) o II Fórum de Fortalecimento das Ações Docentes nas Relações Étnico Raciais. O evento será às 18h30, no auditório Ângelo Bruschi, no campus I do Centro Educacional São Camilo, onde ocorrerão palestras sobre o assunto.

Para a ocasião, estão sendo esperados professores de diversas disciplinas, todos os professores da rede municipal, profissionais da educação infantil e do ensino fundamental e autoridades locais. Segundo a secretária municipal de Educação, Maria Deuceny Lopes Bravo, o fórum será de grande importância para a categoria.

“O objetivo é discutir a cultura afro-brasileira no âmbito da educação e as políticas decorrentes da implementação da Lei 10.639/2003, na rede municipal de ensino. Ela já é uma realidade em Cachoeiro e a temática está inclusa nas aulas da rede municipal de educação”, disse.

O assunto é importante para os profissionais da área, já que desde 2003, o governo federal instituiu a Lei 10.639, que estabelece que as unidades de ensino incluam nos currículos aulas sobre História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.